O EduFor Innov@tive Classroom Lab é um projeto do Centro de Formação EduFor – Centro de Formação de Associação de Escolas dos concelhos de Nelas, Mangualde, Penalva do Castelo, Sátão e Vila Nova de Paiva – com sede na Escola Secundária Felismina Alcântara de Mangualde. Foi nesta escola que no dia 10 de maio de 2016 foi inaugurado o espaço que conta com duas salas que integram seis áreas de aprendizagem, e ainda o fácil acesso a um auditório com cerca de 100 lugares e que servirá de apoio a atividades formativas de maior dimensão.

Integrando uma parceria com 40 Stakeholders, o EduFor Innov@tive Classroom Lab, inspirado no “Future Classroom Lab” existente em Bruxelas e desenhado pela European Schoolnet, é usado para a formação de professores (nacionais e não só) e por alunos em contexto de sala de aula (currículo normal e com necessidades educativas especiais).

É um Ambiente Educativo Inovador que desafia os utilizadores e os visitantes a repensar o papel da pedagogia, do design e da tecnologia nas suas salas de aula. Envolve professores e alunos, diversos parceiros empresariais e outros intervenientes educativos (ensino superior, associações, projetos, etc.) no sentido de desenvolver visões sobre a Escola do Futuro e estratégias para as concretizar.

O EduFor Innov@tive Classroom Lab está integrado na rede AEI da Direção-Geral da Educação, bem como na rede FCL da European Schoolnet.